É possível ser consistente com Robôs (EA, Expert Advisor) ?

A diferença entre um trader manual e um robô é que o robô é baseado exclusivamente em modelos matemáticos. Para um EA, não existe dúvida, é ou não é. Desenvolver uma técnica matemática é sem dúvida muito difícil, e ainda mais desenvolver algo que seja consistente por anos ou décadas. Afinal de contas muito se fala que o mercado está em constante mudança e eu concordo, porém estamos falando de um fator primordial que não se altera por milênios que é a ganância humana, o medo. Esses princípios fundamentais permanecem os mesmos e permanecerão ainda assim por centenas e milhares de anos. Sendo esse fator o determinante em meio ao caos do mercado é óbvio que existe padrões de comportamento. Fosse assim o price action não existiria, os indicadores não existiriam.

Eu me peguei a esse conceito fundamental e comecei a trabalhar em modelos matemáticos, depois de quebrar várias contas sendo um trader discricionário, ou seja, aquele trader que opera lendo o gráfico dia após dia e toma uma decisão naquele momento. Veja que aqui não estou questionando se isso funciona ou não, mas para mim não funcionou, não me agradava a ideia de acordar sem saber o que eu iria fazer naquele dia, eu precisava de estatísticas e foi em modelos matemáticos que encontrei o que eu precisa. Comecei a tentar desenvolver algo matemático usando o indicador Pivot Point e descobri vários padrões de comportamento que se repetiam, independente do ano, da tendência, era algo real, acontecendo bem diante dos meus olhos.

Comecei a fazer inúmeros back tests e foi assim que surgiu a minha técnica baseada em modelos matemáticos. Desde 2016 eu aplico essa minha metodologia em conta real. No final de 2018 chegou a hora de converter essa estratégia matemática em um EA (robô), pois nessa altura eu já sabia que minha estratégia funcionava e agora poderia ter a tão sonhada liberdade. Sem precisar ficar esperando aquele horário do meu padrao para por as ordens manualmente. Foi uma mão na roda, hoje já se passaram 3 meses e tudo está indo como o planejado, o EA vem fazendo exatamente aquilo que eu já fazia a mais de 2 anos.

Então a resposta é SIM!! É possível ser consistente usando Robôs de negociações.

Aqui vai uma dica, 99,5% dos EA que existem na internet não funcionam, pois a maioria deles são roletas russas, ou seja, fazem martingale, preço médio ou não usam stop loss.

Vejam o meu vídeo direto no meu canal do YouTube.

Espero que tenham gostado da matéria 😉

Até a próxima 😉

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *