O guia definitivo de Van Tharp para medir a qualidade de um sistema

System Quality Number (SQN), que em português significa “Número de Qualidade do Sistema” é uma fórmula matemática que o Dr. Van Tharp, um dos grandes mestres do Position Size desenvolveu para medir a qualidade de um sistema comercial que ele chama de System Quality Number (SQN).

O SQN mede a relação entre a média (expectativa) e o desvio padrão da distribuição de lucro gerada por um sistema de negociação. Ele também faz um ajuste para o número de negociações envolvidas. O Dr. Tharp determinou que quanto melhor o SQN, mais fácil é usar o gerenciamento de risco para atender aos objetivos de uma pessoa.

Em outras palavras, um sistema com SQN alto, você consegue ganhar dinheiro mesmo com um gerenciamento de risco não muito bom, e é mais “fácil” atingir seus objetivos. Já um sistema com SQN baixo, você precisa ter um ajuste bem adequado do gerenciamento de risco para ser lucrativo. O que Van Tharp desenvolveu é muito útil para saber o quão sua estratégia tem chances de ser vencedora no longo prazo.

Seu sucesso como trader tem pouco a ver com a seleção do investimento certo ou até mesmo ter um ótimo sistema. Em vez disso, tem tudo a ver com o fator “quanto” você investe ou negocia por trade.

Os profissionais de investimento chamaram esse fator de “alocação de ativos” ou “gerenciamento de dinheiro”. No entanto, eles não entendem que o aspecto-chave é “quanto” investir em qualquer posição. Outros trabalham duro para conseguir um bom sistema, mas não percebem que as estratégias com um bom gerenciamento de risco são a chave para conseguir o que realmente querem.

Quando você tem um ótimo sistema de negociação, é mais fácil atender aos objetivos do sistema por meio do método de gerenciamento de risco, mas ainda é possível atingir seus objetivos e lucrar com um sistema médio, se entender como posicionar corretamente o tamanho do risco.
Por muitos anos, o Dr. Tharp especializou-se em ajudar traders e investidores a entender as estratégias e gerenciamento de posição e como usá-las efetivamente. 

Veja a tabela de valores definido por Van Tharp:

SQN Van Tharp Score

SQN Van Tharp Score

Agora vamos aprender a calcular o SQN.

Primeiro de tudo Van Tharp recomenda no mínimo 100 trades (operações), quanto mais operações melhor.

A fórmula:

SNQ = Raiz quadrada do número de trades x Índice Sharpe / Fator de Lucro

Índice Sharpe: O índice Sharpe é uma das propriedades mais importantes entre a rentabilidade e o risco, mostra quantas vezes a média aritmética do desvio padrão da volatilidade é maior do que da equivalência patrimonial. Por exemplo, Ind Sharpe = 0,6 significa que existe um risco médio de perder 10 dólares por um lucro de 6 dólares. Quanto maior é este valor, menos arriscado é a negociação. No entanto, os valores de lucro em grandes trades individuais podem resultar em maior valor do desvio padrão que, por sua vez, resulta em diminuição desproporcional do Índice Sharpe.

Como calcular o índice sharpe:
Suponhamos que você faz 200 operações, onde o seu risco/retorno é 1×1, você acertou 55% e errou 45%, ou seja, acertou 110 operações e errou 90. Então você pode fazer  110/200 = 0,55% e 90/200 = 0,45%. Nesse caso o índice sharpe é 0,55 – 0,45 = 0,10

Como calcular o Fator de Lucro:
O fator de lucro é mais fácil, no nosso exemplo de 1×1, basta fazer 110/90 = 1,22

Agora falta a Raiz quadrada de 200 que é = 14,14 (Bom nesse caso use uma calculadora para facilitar, basta colocar 200 e apertar em raiz quadrada)

Então agora com todos os dados em mãos podemos fazer a formula para ver se nossa estratégia está indo bem:

SQN = 14,14 x 0,10 / 1,22 = 1,15

Nosso valor deu acima de 1, ainda é um nível baixo, porém nesse caso nada está perdido, o valor ficou baixo pelo número de operações, ou seja, a técnica é lucrativa no longo prazo se conseguir manter esse nível, vamos dar o mesmo exemplo agora mas em vez de ser 200 operações vamos colocar 1500 operações.

Raiz quadrada de 1500 = 38,72

SQN = 38,72 x 0,10 / 1,22 = 3,17

Veja como agora depois de muitas operações entramos em um nível de excelência mantendo a mesma estratégia com as mesmas taxas de acerto.

—————————————————————————-

Eu dei o exemplo acima de 1×1, esse é o modo mais fácil de calcular, agora vamos dar exemplos de risco/retorno diferentes.

Agora vamos usar um retorno de 2 e um risco de 1

Numero de operações: 200
Acertos: 76
Erros: 124

Indíce sharpe: 76 / 200 = 0,38 x 2 = 0,76 e 124 / 200 = 0,62 x 1 = 0,62 (Repare que dessa vez multiplicamos por 2 e depois por 1, que é o nosso retorno/risco.)
Então nosso valor de índice sharpe é 0,76 – 0,62 = 0,14

Fator de Lucro: 76 x 2 = 152 e 124 x 1 = 124
Então nosso fator de lucro é 152 / 124 = 1,22

Raiz quadrada de 200 = 14,14

SQN = 14,14 x 0,14 / 1,22 = 1,62

Nosso valor deu acima de 1, ainda é um nível baixo, porém nesse caso nada está perdido, o valor ficou baixo pelo número de operações, ou seja, a técnica é lucrativa no longo prazo se conseguir manter esse nível, vamos dar o mesmo exemplo agora mas em vez de ser 200 operações vamos colocar 1500 operações.

Raiz quadrada de 1500 = 38,72

SQN = 38,72 x 0,14 / 1,22 = 4,44

Veja que estamos em um nível de excelente quase em modo soberbo, claro que quanto maior esse valor mais difícil é manter essa taxa. Aqui não levamos em conta operações que são fechadas no meio do caminho, aquelas operações que deram mais errado do que o planejado e por aí vai…

Agora vem uma coisa legal, em vez de você quebrar a cabeça fazendo esses cálculos mirabolantes, existe um site chamado MQL5 onde você pode adicionar a sua conta MT4 ou MT5 e ter esses valores de índice sharpe e fator de lucro reais, facilitando o cálculo SQN. Veja o meu vídeo explicando como adicionar a sua conta no site MQL5:

Exemplos de contas mql5 onde você pode calcular isso de forma rápida:

MQL EXEMPLO 1

MQL EXEMPLO 1

Agora um exemplo 2

MQL EXEMPLO 2

MQL EXEMPLO 2

Lembrando que esse não é o único fator que define o futuro de uma conta ou não, mas esse é o primeiro passo, então a próxima vez que você ver aquela conta daquele seu amigo ou professor que esteja te vendendo algo, faça esses cálculos. Dessa vez estamos aqui para desmascarar contas através de fatos matemáticos e não foi eu Julio Cesar que falou isso, foi um dos homens mais respeitados do mundo nessa área!

Fonte dessa matéria:
http://www.vantharp.com

Obrigado e até o próximo post!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *